02 de setembro de 2010
 
 
Últimos arquivos enviados
Últimos posts
A Obsessão em Demasia de Certos Crentes com o Sexo PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 7
PiorMelhor 
Por Gustavo K-fé Frederico   
29 de maio de 2009
pudim_morango.jpgOuvi hoje o Dr. David Kessler em entrevista na Rádio CBC do Canadá falando sobre sobre o assunto do seu livro "The End of Overeating" [O fim do comer demais]. O Dr. David Kessler explica os mecanismos biológicos e psicológicos que levam as pessoas a comer em demasia na América do Norte. Dr. Kessler explica a fórmula que a indústria alimentícia norteamericana achou para transformar a necessidade básica de nutrição em uma commodity de entretenimento. Isto é, a comida deixou de ter o valor intrínseco de alimentar para virar um bem de consumo. Além da fórmula química dos alimentos, que são construídos, Dr. Kessler cita o notório - a saber, que as pessoas são bombardeadas com marketing para comer e se satisfazerem prontamente. Pessoas comem por impulso. Comem mais uma falsa realidade.

   Fiquei pensando na obsessão que alguns crentes têm com o assunto do sexo. Penso que o assunto é debatido demais. Sem dizer que o assunto é visto sob ângulos um tanto restritos, sem incluir temas como a inclusão social, igualdade  papéis dos gêneros, e identidade dos gêneros, por exemplo. Enquanto alguns debatem a masturbação que nem é citada na Bíblia, passam por cima de abismos profundos como a objetificação das pessoas em contraste com a dignidade da vida na narrativa bíblica. Sexo é um assunto batido demais. Ouvi também na CBC outro dia uma sexóloga confirmando o fato de que vivemos em uma sociedade hiper-sexualizada. Não entendo essa obsessão de alguns crentes com o assunto. Prossegui comparando-o com o problema da alimentação.
   Fiquei imaginando dois casos de pecados morais cometidos em uma igreja local: o adultério e a gula. O primeiro homem, digamos, o Juca, adulterou. O segundo homem, digamos, o João, comeu demais.
Por que o pecado sexual na igreja suscita tanto mais escândalo do que outros pecados e a síndrome-da-revista-Caras?
Vejamos as semelhanças entre os pecados:
1 - Tanto sexo como alimentação são "instintos básicos de sobrevivência". O sexo como um instinto de procriação e sobrevivência da espécie, o alimento como ítem básico de sobrevivência.
2 - Ambos os pecados são cometidos pelo corpo.
3 - Ambos os pecados várias vezes têm suas origem em impulsos.
4- Ambos os pecados são "contra o corpo" (doenças venéreas, gravidez indesejada, obesidade, hipertensão, problemas cardíacos, diabetes, etc)
5 - Ambos os pecados podem ser cometidos no mais privado.

Qual é a minha suspeita? É a de que nossas noções de pecados e gravidades de pecados são muito influenciadas pelo contexto social, construção dos conceitos morais ao longo da vida.
Se no próximo culto um irmão ou uma irmã for chamada para confessar na frente da igreja que comeu um pudim de leite, documente o ocorrido para a posteridade histórica.
Tenho certeza que várias imagens de comida são pornográficas. A imagem da comida é uma isca que atiça o impulso da satisfação imediata. Torna a comida um objeto a ser possuído de forma fácil. A imagem apaga a associação com a terra e com a história do alimento. Portanto, a imagem do alimento é pornográfica.
Seriam as festas com desbundes de comida nas igrejas associáveis a orgias sexuais?

Gustavo "K-fé" Frederico 

Comentários
Adicionar novo Busca RSS
+/-
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
lukejapan   |2009-07-30 07:24:34
Concordo com o Gustavo quando ele diz que há exagero por parte de alguns
crentes. Realmente muitos acabam se preocupando apenas com isso, preferindo
ignorar os outros pecados. Nesse caso de moralismo extremo, visando apenas para
o sexo, acho que pode ser um indicativo frustração ou nao compreensão da benção
que é o sexo (e diga-se de passagem, no seu devido lugar como no casamento,
segundo a Bíblia). Mas discordo que
o pecado de glutonaria e o de
prostituiçao ou adultério sejam iguais. Nesse caso, concordo com o ifbatista que
postou logo abaixo, as consequencias são desastrosas e não se comparam. Embora,
claro, pecado é pecado. De qualquer forma, acho legal essas discussões Gustavo e
espero de alguma forma que elas sirvam para o nosso crescimento de forma
geral!
God bless you all guys!
Sandro   |2009-07-09 17:46:44
Gustavo, eu li uma analogia semelhante a essa no Cristianismo Puro e Simples do
Lewis exatamente quando ele fala sobre o cristão e o sexo. Ele fala sobre o
rídiculo que seria alguém ficar cobiçando a imagem de um prato de comida, do
modo como corpos humanos são cobiçados. Será que a resposta à sua pergunta não
foi dada por Paulo à igreja de Corinto em 1 Cor 6? Não existe pecado
imperdoável, todavia há pecados cujas consequências sobre aqueles que os
praticam e sobre outros são maiores. E francamente, não acredito que isso deva
estar sujeito "a contexto social e construção de conceitos morais ao longo
da vida." Isso significa dizer que estupro, pedofilia, etc. podem ser
considerados tabus a serem superados por nossa sociedade em evolução... Enquanto
o sexo tem se tornado algo sujeito a discussões filosóficas sobre moralidade, a
humanidade vai se tornando uma selva. Por isso não creio que o sexo seja falado
demais na igreja. É preciso falar sobre sexo sim, desenvolver uma teologia
bíblica não sujeita a um relativismo moral e filosófico, mas fundamentada em
princípios imutáveis que Deus estabeleceu para a proteção da dignidade humana.
Gustavo K-fé   |2009-08-06 22:51:12
Sandro, obrigado por expôr suas idéias, irmão. Entendo a diferenciação de
pecados. Entendo que estupro e pedofilia sejam coisas horríveis, e que um debate
sobre moralidade na sociedade tem seu lugar. Eu penso o seguinte: a moralidade
apregoada pelos crentes no Brasil hoje parece uma herança católica por um lado e
européia por outro, trazendo uma espécie de culpa coletiva. Queria acreditar que
essa preocupação com o sexo tem a intenção de restaurar a dignidade da pessoa.
Mas num todo, a dignidade do brasileiro é avacalhada por violações básicas dos
direitos humanos que não têm nada a ver com sexo. Afinal, a preocupação dos
cristãos com o sexo é em última instância a favor de um resgate da dignidade
humana? Caso afirmativo, penso que na agenda dessa discussão vêm problemas
sociais mais graves muito antes do que sexo.

grande abraço!
Nelson Costa  - O que penso.     |2009-06-02 22:30:09
avatar Sem querer entrar em detalhes sobre a questão do pecado, narro as palavras do
meu amigo Brabo sobre o que penso a respeito desse assunto:

A pornografia
existe, essencialmente, para os homens (e os homens, naturalmente, para a
pornografia). Somos o público-alvo. Essa revelação pareceu-me especialmente
notável quando se considera que a fidelidade dessa audiência independe, em
grande parte, do conteúdo do material pornográfico em si. Quer mostre homens com
mulheres, homens com homens ou mulheres com mulheres, do lado de cá serão
basicamente homens assistindo.

Se isso não diz algo sobre nós, não sei o que
pode dizer.
lfbatista  - Pecado é pecado     |2009-06-02 09:34:12
avatar Espero que você esteja falando isso apontando nossa falta de cuidado com outros
pecados, pecamos sem sentir dor nem culpa, continuamos alimentando nossos
desejos deliberadamente sem que nenhum profeta nos coloque a mão na
consciência.
Só que nessa sociedade hiper-sexualizada, estamos sendo levados a
pensar que sexo é realmente como comida conforme você colocou, podemos fazê-lo à
medida que nosso desejo nos mandar.
O sexo conforme aprendi na Bíblia tem um
lugar, o casamento. Adultério significa quebra dessa aliança, você não acaba com
uma família por exceder na feijoada de sábado, mas acaba com a confiança que a
esposa tem em você quando sai com outra pessoa, e aí você já está ferindo duas
pessoas, sua mulher com quem você havia prometido fidelidade e a mulher com quem
você saiu, quando desfrutou dela como uma coisa gostosa esquecendo da pessoa que
ela é.
Valeu por levantar essa discussão
Moyra Dalete   |2009-08-03 13:04:39
concordo com você , não se destroi uma familia comendo em demasia.
porem sexo
antes do casamento e visto de forma errada é uma ponte para destruir
vidas.
Sexo foi criado por Deus e dentro do casamento é benção!!!
Moyra Dalete  - re: Pecado é pecado   |2009-08-03 13:05:17
lfbatista Escreveu:
Espero que você esteja falando isso apontando nossa falta de cuidado com outros
pecados, pecamos sem sentir dor nem culpa, continuamos alimentando nossos
desejos deliberadamente sem que nenhum profeta nos coloque a mão na
consciência.
Só que nessa sociedade hiper-sexualizada, estamos sendo levados a
pensar que sexo é realmente como comida conforme você colocou, podemos fazê-lo à
medida que nosso desejo nos mandar.
O sexo conforme aprendi na Bíblia tem um
lugar, o casamento. Adultério significa quebra dessa aliança, você não acaba com
uma família por exceder na feijoada de sábado, mas acaba com a confiança que a
esposa tem em você quando sai com outra pessoa, e aí você já está ferindo duas
pessoas, sua mulher com quem você havia prometido fidelidade e a mulher com quem
você saiu, quando desfrutou dela como uma coisa gostosa esquecendo da pessoa que
ela é.
Valeu por levantar essa discussão

3.26 Copyright (C) 2008 Compojoom.com / Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."





Digg!Reddit!Del.icio.us!Google!Live!Facebook!Slashdot!Netscape!Technorati!Furl!Yahoo!Ma.gnolia!Squidoo!Free social bookmarking plugins and extensions for Joomla! websites!
Última Atualização ( 02 de junho de 2009 )
 
< Anterior   Próximo >